15
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Participação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vida Translated title: Paternal involvement in child care during the first year

      research-article
      Pensando familias
      DOMUS - Centro de Terapia de Casal e Família
      Cuidado, Paternidade, Bebês, Gênero, Família, Care, Paternity, Gender, Babies, Family

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Realizou-se um estudo com o objetivo de compreender como se dá a participação paterna no cuidado durante o primeiro ano de vida em famílias de um bairro de baixa renda atendido pelo Programa de Saúde da Família. O cuidado infantil é compreendido desde uma teoria geral que integra: gênero, construção de projetos de pessoa e horizontes para as práticas de saúde. Utilizou-se o método Bick de observação da relação mãe-bebê em visitas semanais a duas famílias durante 12 meses. Encontrou-se permanências nas relações de gênero expressas em escassa participação paterna no cuidado e no trabalho doméstico, que coexiste com uma maior presença dos homens na relação com serviços de saúde, especialmente quando se trata de demandas que envolvem contato com espaços públicos como consultas médicas e compra de medicamentos. Em paralelo, os pais demonstram intenso afeto pelos filhos e, na construção social da pessoa, dão ênfase à autonomia do bebê desde a gestação. Destaca-se a necessidade de fortalecer práticas que incluam aos homens propiciando bem-estar na diversidade familiar.

          Translated abstract

          A study on paternal participation in child care during the first year in families living in a low-income neighborhood served by the Family Health Program was carried out. Child care is understood from a general theory that integrates: gender, construction of person projects and horizons for health practices. The Bick method of observation of the mother-baby relationship was used in weekly visits to two families for 12 months. It was found permanence in gender relations expressed in scarce paternal participation in the care and domestic work, which coexists with a greater presence of men in relation to health services, especially when it comes to demands that involve contact with public spaces such as medical consultations and purchase of medicines. In parallel, fathers show intense affection for the children and, as part of the social construction of the person, they emphasize the autonomy of the baby since pregnancy. It is important to emphasize the need to strengthen practices that include men, promoting well-being in family diversity.

          Related collections

          Most cited references34

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Gênero: uma categoria útil de análise histórica.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Sentimentos sobre a paternidade e o envolvimento paterno: um estudo qualitativo

            As crenças e as expectativas sobre o papel paterno na criação dos filhos sofreram uma grande transformação nas últimas décadas. Pouco se sabe, porém, sobre como essas mudanças estão afetando a rotina de pais e filhos, e como os pais têm se avaliado nesse papel. O presente estudo buscou compreender, por meio de uma abordagem qualitativa, os sentimentos relacionados à paternidade e o envolvimento paterno de três pais casados que tinham um único filho em idade pré-escolar. Os pais foram entrevistados e as suas respostas foram examinadas pela análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os pais dividiam com suas esposas as responsabilidades pelas crianças. Os pais acreditavam, em geral, que sua participação na vida dos filhos era muito importante, e mostravam-se satisfeitos com a paternidade. Foram observadas, contudo, importantes diferenças entre os casos quanto ao envolvimento paterno, principalmente em relação às responsabilidades financeiras e ao tempo disponível para a criança.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Paternidade: responsabilidade social do homem no papel de provedor

              OBJETIVO: Analisar os significados atribuídos à paternidade por homens que são pais. DELINEAMENTO DO ESTUDO: Estudo realizado em João Pessoa, PB, em 2003, desenvolvido sob abordagem qualitativa e enfoque teórico de gênero. Os participantes do estudo foram dez homens, cujos filhos eram atendidos no ambulatório de puericultura de um hospital escola. As informações analisadas foram obtidas por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os depoimentos foram analisados pela técnica de análise crítica do discurso. ANÁLISE DOS DISCURSOS: Os sujeitos do estudo concebiam a paternidade como um novo encargo social, vinculando-a mais à provisão material da família do que ao espaço de envolvimento afetivo com o(a) filho(a). Entretanto, os participantes experimentavam um processo de transição no qual o pai tradicional convivia entre aqueles cuja dimensão afetiva da paternidade apresentava-se como eixo central de preocupação do ser pai. CONCLUSÕES: O significado e o exercício concreto da paternidade situaram-se num campo de responsabilidades que predominantemente reproduzem o pai tradicional mas também recriam o papel de pai, com inclusão da dimensão afetiva.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                penf
                Pensando familias
                Pensando fam.
                DOMUS - Centro de Terapia de Casal e Família (Porto Alegre, RS, Brazil )
                1679-494X
                June 2019
                : 23
                : 1
                : 89-104
                Affiliations
                [1] Salvador Bahia orgnameUniversidade Federal da Bahia Brasil
                Article
                S1679-494X2019000100008
                3a0508fd-8080-4d35-9110-37b1d97f2590

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 09 June 2018
                : 20 June 2018
                : 08 April 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 48, Pages: 16
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                Gender,Babies,Family,Paternidade,Bebês,Gênero,Família,Care,Paternity,Cuidado
                Gender, Babies, Family, Paternidade, Bebês, Gênero, Família, Care, Paternity, Cuidado

                Comments

                Comment on this article