11
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O Retrato Sociológico como método investigativo em pesquisas brasileiras nas áreas de Educação e de Ensino: uma revisão de teses publicadas entre 2011 e 2020 Translated title: Sociological Portraits as an investigative method in Brazilian research in the fields of Education and Teaching: a review of dissertations published between 2011 and 2020

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O Retrato Sociológico é caracterizado como um dispositivo teórico-metodológico biográfico que se vale de narrativas orais e outras manifestações de um ator social para a reconstrução do patrimônio de disposições desse ator, com o intuito de compreender como o social é por ele incorporado. Entre 2011 e 2020, algumas pesquisas brasileiras utilizaram essa metodologia para compreender a influência das disposições nas trajetórias escolares, nas práticas de leitura de indivíduos, do bilinguismo e na construção das identidades profissionais docentes. Para melhor compreender como se deu o uso desse instrumento metodológico, este artigo apresenta uma revisão de teses publicadas no Brasil naquele período. O levantamento nos permite concluir que o uso do Retrato Sociológico, como parte do método de pesquisa, contribui com um novo olhar sobre a maneira como o social é apreendido pelo indivíduo, seja ele estudante ou professor.

          Translated abstract

          Abstract: The Sociological Portrait is characterized as a biographical theoretical-methodological device, in which the oral narrative and other manifestations are used to reconstruct the legacy of an individual’s dispositions, to understand how him/her incorporates the social domain. Between 2011 and 2020, some Brazilian studies used this methodology to understand the influence of dispositions on school trajectories, on the reading practices of individuals, of bilingualism and on the construction of professional teaching identities. To better understand how this methodological instrument was used, this article presents a review of dissertations published in Brazil during that period. The review allows us to conclude that the use of the Sociological Portrait, as part of research methods, contributes to a new look at the way the social domain is apprehended by the individual, whether student or teacher.

          Related collections

          Most cited references28

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Patrimónios individuais de disposições: para uma sociologia à escala individual

          O autor apresenta neste artigo o programa científico de uma sociologia à escala individual, apelando ao estudo das variações interindividuais e intra-individuais dos comportamentos, no cruzamento da pluralidade das disposições incorporadas e da pluralidade dos contextos de acção. Desenvolver uma análise sociológica à escala dos indivíduos socializados é, entre outras coisas, estudar a constituição das disposições sociais, as formas de interiorização e de exteriorização das disposições, assim como os efeitos identitários da incorporação de disposições heterogéneas e, por vezes, contraditórias. Esta sociologia à escala individual, que responde a uma dupla necessidade (histórica e científica), não se coloca de modo algum em oposição aos métodos estatísticos e generalizantes, mas pretende somente dotar a sociologia de instrumentos (conceptuais e metodológicos) adequados à apreensão dos vincos mais singulares do social.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial

              O texto faz um sobrevôo histórico contemporâneo sobre a emergência das práticas multiformes que trabalham com histórias de vida no período de 1980 a 2005. Três períodos se destacam nesse histórico: um período de eclosão (os anos de 1980), um período de fundação (os anos de 1990) e, finalmente, um período de desenvolvimento diferenciador (os anos de 2000). Essa eclosão será interpretada como uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial às voltas com 25 anos de vida. Vinte e cinco anos é pouco na escala da história. É, contudo, suficiente para provocar problemas de construção de sentido e de comunicação intergeracional, que serão discutidos neste artigo, a partir de questões como as que seguem: Quais práticas auto-reflexivas de construção histórica geram ou não, mais ou menos conscientemente, essa corrente? Como, ao lado de outras tendências (biográfica, autobiográfica, relatos de vida), essa corrente se inscreve em um movimento biorreflexivo de construção de novos espaços conceituais para trabalhar o crescimento multiforme de problemas vitais inéditos? A nosso ver, na sua modesta escala, ela pode contribuir para fazer de suas práticas uma arte poderosa de autoformação da existência ou, ao contrário, de submissão, conforme permite ou não aos sujeitos apropriarem-se do poder de refletir sobre suas vidas e, desse modo, ajudá-los a fazer delas uma obra pessoal.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ciedu
                Ciência & Educação (Bauru)
                Ciênc. educ. (Bauru)
                Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. (Bauru, SP, Brazil )
                1516-7313
                1980-850X
                2021
                : 27
                : e21066
                Affiliations
                [1] Brasília DF orgnameSecretaria de Estado de Educação do Distrito Federal Brasil
                [2] Brasília Distrito Federal orgnameUniversidade de Brasília orgdiv1Instituto de Química Brazil
                Article
                S1516-73132021000100264 S1516-7313(21)02700000264
                10.1590/1516-731320210066
                a3312e71-fa81-48ba-9ae6-0dce0b31d38a

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 15 March 2021
                : 01 September 2021
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigo Original

                Bibliographic research,Pesquisa bibliográfica,Teses,Educação e ensino,Metodologia da pesquisa,Dissertations,Education and teaching,Research methodology

                Comments

                Comment on this article