19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores: uma Revisão Integrativa Translated title: Understanding the Process of School Inclusion in Brazil from the Perspective of Teachers: an Integrative Review

      review-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO: a educação inclusiva garante, por lei, o direito de acolher todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas, dentre outras. O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa que analisou o conteúdo de publicações nacionais do período de janeiro de 2011 a abril de 2016 para compreender quais os facilitadores e as limitações do processo de inclusão escolar no Brasil na visão dos professores. Após busca sistemática no SciELO, LILACS, Web of Science, ERIC, Gale, UFLA, IBICT e Sistema de Bibliotecas da Unicamp, com as palavras-chave: Special Education, Teacher e Brazil*, 16 artigos foram recuperados e lidos na íntegra. Os resultados e discussão foram apresentados em cinco categorias: 1) concepções sobre os recursos e estratégias utilizadas no ensino, 2) a política de educação especial e as capacitações oferecidas pelo poder público, 3) concepções sobre o processo de ensino - aprendizado, 4) as lacunas oriundas da formação inicial dos professores e a 5) necessidade de conhecer as especificidades do aluno. Assim, o estudo aponta os fatores que interferem no processo de inclusão escolar, destacando o desconhecimento dos professores sobre a política de inclusão e sobre as capacidades e limitações do aluno no que tange a deficiência e os interesses pessoais, a falta de recursos oferecidos pelo poder público para efetivação de suas ações, e a falta de profissionais especializados na área de educação especial para o suporte aos professores. Sugerem-se novos estudos sobre as contribuições efetivas dos profissionais de outras áreas na estruturação de recursos e estratégias de apoio a prática educacional.

          Translated abstract

          ABSTRACT: Inclusive education guarantees, by law, the right to receive all children regardless of their physical, intellectual, social, emotional, language conditions, among others. This study is an integrative review that analyzed the national publication content from January 2011 to April 2016 to understand what the facilitators and the limitations of the process of school inclusion in Brazil are from the teachers' view. After systematic search in SciELO, LILACS, Web of Science, ERIC, Gale, UFLA, IBICT and Unicamp Libraries System, with the key words: Special Education, Teacher and Brazil*, 16 articles were retrieved and read in their entirety. The results and discussion were presented in five categories: 1) views on the resources and strategies used in teaching; 2) special education policy and training offered by the government; 3) conceptions of the teaching-learning process; 4) the arising gaps in the initial training of teachers; and 5) the need to know the specificities of the student. Thus, this study points to the factors that interfere in the process of school inclusion, highlighting the lack of teachers' knowledge on the inclusion policy, and on the capabilities and limitations of the student regarding disability and personal interests, lack of resources offered by the government for the execution of their actions, and the lack of skilled professionals in the field of special education to support the teachers. Further studies are suggested on the effective contributions of professionals from other areas for structuring resources and strategies to support educational practice.

          Related collections

          Most cited references34

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional

          (1996)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura

            A educação inclusiva tem sido um desafio para diferentes profissionais que trabalham na promoção do desenvolvimento de alunos com deficiência. Estes têm a escola como um espaço fundamental para promover o desenvolvimento social, emocional e acadêmico, a partir de oportunidades de vivências estimuladoras da interação e mediação para a aprendizagem de significados e sentidos e que contribuem para processos de resiliência. Este estudo analisou o conteúdo de publicações nacionais da última década (2000-2010) sobre concepções de professores a respeito da inclusão de alunos com alguma necessidade educativa especial (NEE) e interações no contexto educacional inclusivo, também identificando fatores facilitadores e impeditivos da efetivação das diretrizes educacionais existentes. Após busca sistemática na Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-PSI), com as palavras-chave: professor, educação inclusiva, interação, educação especial, escola, aprendizagem, concepções, deficiência intelectual, mediação, desenvolvimento e relacionamento, 29 artigos foram recuperados e lidos na íntegra. Verificou-se um predomínio de autores da área da Psicologia e de coletas de dados realizadas via entrevista e questionário. Os estudos apresentaram concepções sobre deficiência ligadas a características individuais que causam limitações. A falta de apoio de equipe especializada, de materiais didáticos e assistivos, de formação e preparo foram apontados como principais fatores que dificultam a efetivação dos princípios inclusivos. A literatura mostra a necessidade de capacitação dos professores. Diante disso, sugerem-se novos estudos sobre a saúde do professor e suas concepções sobre a inclusão escolar, além da necessidade de intervenções escolares baseadas na problematização dos determinantes sociais e históricos associados às deficiências apresentadas e ao mal-estar docente.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras

              o objetivo desta pesquisa foi identificar as ações e iniciativas de universidades públicas brasileiras quanto ao ingresso e permanência de pessoas com deficiência, a fim de verificar as barreiras e os facilitadores encontrados por esses estudantes no cotidiano do ensino superior. Quanto aos procedimentos, o método utilizado foi a pesquisa de campo, participaram da pesquisa 12 Coordenadores de Serviço de Apoio e 30 alunos com deficiência de 13 universidades. Optou-se por quatro fontes de evidências: entrevista semiestruturada, documentos, observação direta informal e artefatos físicos. Destacamos alguns diferenciais encontrados: O Atendimento Educacional Especializado desenvolvido na UNISUL; a estrutura e a organização dos serviços de apoio da UERN e da UFPR; o Guia USP Acessível; a legislação da UNESC; o Manual do Candidato da UFRJ, UDESC, UERN, UNESC, UNISUL, FURB e UnB. Cabe destacar o que pode ser considerado como os grandes desafios para as universidades diante do acesso dos alunos com deficiência: Romper as barreiras, ainda existentes, principalmente, as atitudinais; Prever e prover as condições de acessibilidade (física, comunicacional e pedagógica) e; criar alternativas para evitar práticas excludentes por parte dos professores. Nesse sentido, uma educação superior que prime pela presença de todos os alunos na universidade carece de investimentos em ações, em materiais adequados, em qualificação docente, em adequação arquitetônica, mas, principalmente, investimentos em ações que combatam atitudes inadequadas e preconceituosas.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbee
                Revista Brasileira de Educação Especial
                Rev. bras. educ. espec.
                Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (Bauru, SP, Brazil )
                1413-6538
                1980-5470
                June 2017
                : 23
                : 2
                : 293-308
                Affiliations
                [3] Uberlândia Minas Gerais orgnameUniversidade Federal do Triângulo Mineiro orgdiv1Departamento de Terapia Ocupacional Brazil bgecarvalho@ 123456hotmail.com
                [2] Uberlândia Minas Gerais orgnameUniversidade Federal do Triângulo Mineiro orgdiv1Curso de Terapia Ocupacional Brazil nana_cris_santacity@ 123456hotmail.com
                Article
                S1413-65382017000200293 S1413-6538(17)02300200293
                10.1590/s1413-65382317000200010
                f50cbbe2-aada-456b-87cd-acb8424b22fb

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 30 March 2017
                : 16 November 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 36, Pages: 16
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Revisão de Literatura

                Capacitação de Professores,Inclusive Education,Special Education,Teacher Training,Educação Especial,Educação Inclusiva

                Comments

                Comment on this article